Depois dos Quinze - Bruna Vieira

janeiro 08, 2015

TÍTULO: Depois dos Quinze 
SÉRIE: -
Autora: Bruna Vieira
EDITORA: Gutenberg
ANO: 2012
PÁGINAS: 200
ISBN: 9788582350133
Sinopse: Bruna Vieira tem 18 anos, é colunista da Revista Capricho e dona de um blog chamado Depois dos Quinze. Começou a escrever porque descobriu que o amor da sua vida era na verdade o amor de uma das centenas de fases que ela já viveu. Desde então, com a ordem das palavras escritas e compartilhadas nas redes sociais, Bruna superou a timidez, viajou para a Europa, fez duas tatuagens, mudou de vez para São Paulo e tornou-se uma das adolescentes brasileiras mais influentes da internet com milhares de fãs-leitoras-amigas-seguidoras. Nesse livro você encontra uma mistura de histórias, desabafos e segredos de uma garota que nasceu no interior, ama animais, usa boinas coloridas e ainda acredita no amor simples e verdadeiro.  (Skoob).
Textos saídos de um diário de uma adolescente comum que, com certeza, nos faz recordar alguma passagem em nossa própria vida.


Quem nunca sofreu uma desilusão amorosa e escreveu um textinho sobre isso que atire a primeira pedra. Eu, pelo menos, já fiz isso milhares de vezes, chega a ser tão impulsivo quanto o simples ato de respirar.

Minha relação com este livro não é das melhores, longe disto. Eu não tinha a mínima pretensão de lê-lo, mas entre uma leitura e outra deste ano, resolvi arriscar e o abri com a intenção de ler apenas um ou dois contos para me distrair. E, para minha surpresa, eu simplesmente não o deixei de lado até chegar perto da metade, quando acabei me cansando um pouco de todo aquele clichê.

Depois dos Quinze é um copilado de contos e crônicas da Bruna e realmente parece que você está lendo aqueles textos gostosinhos, bem água com açúcar que estão espalhados por diversos blogs e tumblrs. Como eu já conhecia a forma de escrever dela, eu realmente não fui com grandes expectativas e, no fim, eu li o que eu esperava ler.

A grande maioria dos contos são bem clichês e superficiais, não consegui me conectar com as garotas das histórias, mas algumas situações são bem parecidas com aquelas que vivemos ou vemos alguém passar. Como eu já disse, são textos muito parecidos com aqueles que escrevemos em nossos diários e nada além disto.

Alguns contos eu curti um pouco mais, outros eu detestei, mas isto é bem normal neste tipo de livro para ser bem sincera, é meio impossível gostar de tudo. Outra coisa que me incomodou um pouco foram os textos retirados do blog, como eu já os tinha lido, ficou um tanto massante. 

No todo, eu acho que este livro serve ao seu propósito e atinge o seu público alvo, não é atoa que a autora está tão conhecida por todo o Brasil. Ela fala o que as garotas querem ouvir e escreve para este público que gosta de um drama superficial ou das famosas desilusões amorosas. Ainda não sei o que esperar dos seus livros de ficção e também não sei se quero ler para ver.

Enfim, se você gosta destes textos levinhos e despretensiosos ou acompanha a Bruna através do seu blog, recomendo a leitura deste livro, principalmente para refrescar um pouco e descansar a cabeça das leituras mais densas. 

Você também poderá gostar de:

1 comentários

  1. Essa leitura vou passar...
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Facebook

Twitter