O Anjo de Hitler - William Osborne

janeiro 08, 2014

TÍTULO: O Anjo de hitler
SÉRIE: -
AUTOR: William Osborne
EDITORA: Seguinte
ANO: 2013
PÁGINAS: 272
ISBN:  9788565765145

Leni tem catorze anos, é austríaca, judia e muito corajosa. Refugiada na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, certo dia é convocada pelo almirante MacPherson para a missão mais perigosa de sua vida... Otto é alto, bem magro, tem olhos castanhos e vive na Inglaterra - sua família foi aprisionada pelos nazistas. Ele adora se meter em confusão e é por isso que, quando o almirante sugere que ele ajude o governo inglês numa missão ultrassecreta, ele aceita na hora. Otto e Leni são enviados à Alemanha para resgatar uma garotinha chamada Angelika. Pouco se sabe sobre essa pequena órfã misteriosa em quem a Inglaterra tanto aposta como a arma secreta que colocará o ponto final naquela guerra sangrenta. Leni, Otto e Angelika enfrentam grandes desafios, descobrem segredos importantíssimos e acabam mudando os rumos deste episódio tão marcante para a história. (Skoob).

Segunda Guerra Mundial, uma missão altamente perigosa e dois adolescentes super corajosos e cheios de iniciativa. Esta é a premissa desta aventura que te prende do começo ao fim. 
Em O Anjo de Hitler, somos apresentados a um garoto e uma garota que são recrutados pelo Serviço Secreto Britânico para resgatar uma menina na Alemanha e levá-la até a Suíça, já que este era um território neutro durante a Segunda Guerra.

Os garotos aceitam a missão e se infiltram na Alemanha apresentando-se como perfeitos irmãos nazistas, Leni e Otto Fischer, que estão viajando para visitar a avó.

Narrada em 3ª pessoa, a história nos apresenta diferentes pontos de vistas, porém a maioria dos capítulos são dedicados às crianças. Eu gosto bastante desta forma de escrita e acredito que ajuda a prender a atenção do leitor que fica curioso para descobrir o que acontece com cada personagem e em que momento os caminhos deles vão se cruzar, é o que acontece nos livros das Crônicas do Gelo e do Fogo.

Se você está pensando que só porque a história se passa durante a Segunda Guerra, dois adolescentes não poderiam atuar como personagens principais, pare com isto agora e se deixe levar por esta trama juvenil cheia de suspense e ambientada de forma magnífica.

Ao ler esta história podemos perceber que o autor mesclou realidade e ficção, além de se utilizar de uma lenda que envolve um suposto filho de Hitler que sumiu durante a Segunda Guerra Mundial. Tendo por base este fato, Osborne criou Angelika, uma menina doce e super inocente que consegue, em poucas páginas, nos roubar o coração.

Um ponto a se destacar é a forma como o autor conseguiu desenvolver as relações entre os personagens sem prejudicar o ritmo da trama. Os garotos, Leni e Otto, não se conheciam até o treinamento para esta missão e ambos acabam se ajudando a enfrentar as memórias das atrocidades cometidas na Alemanha antes deles escaparem da guerra e fugirem para o Reino Unido. E em meio a tanta cumplicidade, eles ainda precisam ter força suficiente para lidar com a inocência de Angelika e decidir se seguem em frente e entregam a garota sem saber o que farão com ela.

O Anjo de Hitler é com certeza uma leitura rápida e muito interessante para os amantes de histórias ambientadas na Segunda Guerra, assim como eu. Confesso que devorei o livro em apenas um dia e apesar do final ter me deixado de coração apertado, fiquei com a sensação de que as coisas deviam acontecer desta forma mesmo.

Me apaixonei pela narrativa e ainda mais pelos personagens. Portanto, recomendo este livro a todos que buscam um juvenil impactante e bem diferente, ainda que dentro de uma ambientação bem conhecida por todos nós. 

Beijos e até a próxima!


Você também poderá gostar de:

0 comentários

Facebook

Twitter