Pergunta da Semana: #1 "Como você se tornou um(a) leitor(a)?"

maio 01, 2013

Primeiramente deixa eu explicar algumas coisinhas:
1- O "Pergunta da Semana" é uma série proposta pela Pâm do Garota It que consiste em responder perguntas propostas por seguidores em seu canal do Youtube e ela abrirá essas questões ao público, ou seja, nós propomos, ela responde e nós também podemos responder em forma de comentários ou vídeo resposta.
2- Eu não sei se sempre irei colocar minhas respostas em forma de post, mas essa primeira eu simplesmente decidi que seria melhor colocar aqui. Ainda não me sinto confortável para fazer vídeos e tals.
3- Você leu até aqui e não entendeu nada? Clique aqui e assista ao vídeo da própria Pâm explicando tudinho. E você também pode clicar aqui para ver o primeiro vídeo da série que deu origem a este post.

Bom, vamos ao que interessa:  "Como você se tornou um(a) leitor(a)?"

Eu comecei a ler com 4 anos, antes disso eu só conhecia o alfabeto, meu nome, o nome da minha mãe e da minha professora ♥. Uma curiosidade é que eu sou filha de professora, então sempre tive muitos livros a minha disposição e um incentivo enorme. Minha mãe sempre me contava histórias antes de dormir, pode até parecer que estou mentindo, mas é a mais pura verdade, tanto é que não só eu mas, meus dois irmãos também são viciados em leitura. Aqui em casa conversarmos sobre o que estamos lemos na mesa do jantar desde que eu me entendo por gente hahahahaha.

Voltando lá pros 4 anos de idade, o primeiro livro que consegui ler sem a ajuda de um adulto foi "Peter Pan", é óbvio que não foi o texto original e sim um livro ilustrado com a história adaptada. Creio que por conta disso eu tenha uma relação muito forte com essa história e nunca me canso de ler.
Depois, eu lembro que no natal deste mesmo ano eu ganhei uma coleção de contos de fadas também adaptados e que hoje estão com meu priminho.

Quando eu fui para o ensino fundamental, no primeiro ano, eu lembro que li para o Colégio, "Marcelo, Marmelo, Martelo", "A Rua do Marcelo", "Os amigos do Marcelo" e "A Escola do Marcelo" ambos da Ruth Rocha. Como eu me lembro de tudo isso? Eu tinha os livros aqui e os relia sempre até que resolvi passar vários livros para o Gabriel (meu priminho). Eu li vários outros da Ruth, mas vai ficar até chato citar todos aqui hahahaha. 

Uma outra série que eu li alguns para a escola e acabei ganhando os outros foi a série da "Bruxa Onilda" dos autores Enric Larreula e Roser Capdevila. Eu tinha muita sorte com isso de ganhar livros porque, as vezes, por intermédio do governo as editoras enviavam livros aos professores e por consequência eles acabavam em minhas mãos ♥.Teve também, "Meu Pé de Laranja Lima", "A Ilha do Tesouro", "As Reinações de Narizinho" e alguns livros da série Vagalume que eu amo de paixão até hoje, principalmente "A Ilha Perdida"

Ainda na infância, eu li a série "Deltora Quest 1" da Emily Rodda inteirinha e ainda estou louca pra comprar a série 2 e 3. Da mesma autora eu ainda li os dois primeiros volumes da a série "O segredo das Fadas" (também ainda quero hahahahah). 

Ai né, meus irmãos já estavam lendo livros "maiores" e eu acabei indo na onda. Foi exatamente nesta epóca que eu li "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e me encantei. Ganhamos os outros nos aniversários e natais e devoramos todos. Gente eu lembro que o primeiro filme nos assistimos em fita cassete hahahahahahaha. Acho que estou ficando velhinha demais. 

Enfim, depois destes livros todos eu li vários outros, como a série "Fala Sério" da Thalita Rebouças e quase me esqueci de um livro que eu AMO e me lembra muito a infância que é "O Mistério do Caderninho Preto" da Ruth Rocha e que hoje anda por ai pra cima e pra baixo com minha prima Tati que vive dizendo por aí que se apaixonou pela leitura por intermédio meu (e quando eu falo que ela carrega o livro é sério mesmo, ela leva ele para todos os lugares dentro de uma bolsinha em formato de cachorro). Fico tão orgulhosa disso =).
Vou parar por aqui. Eu me sinto muito abençoada por ter vivido em meio a tantos livros e por poder falar que me tornei uma leitora desde que aprendi a ler, ou até mesmo antes disso, se considerarmos que eu era uma leitora de ouvido muito antes de aprender a ler por si própria. É isso! E você, como se tornou um(a) leitor(a)?

Você também poderá gostar de:

0 comentários

Facebook

Twitter